Este blog foi criado com a finalidade de ser um espaço de interação dos alunos do Curso de Especialização de Tecnologias em Educação ministrado pela Puc Rio.
19/08/2010
Lidando com as novas tecnologias
16/08/2010
Lousa Digital
Voce conhece a lousa digital?
A lousa digital é uma ferramenta de apresentação que ligada a uma unidade central de processamento (CPU do computador) projeta imagens para um quadro por meio de um projetor multimídia, o data-show. Através da tecnologia Digital Vision Touch ( DViT), a superfície da tela, sensível ao toque, permite o uso do dedo para realizar as tarefas. Outros acessórios também auxiliam na utilização da lousa digital: canetas específicas que possuem uma ponta de borracha, apagador especial, canetas de diversas cores integradas à lousa. Ao escolher uma caneta de determinada cor, os sensores ópticos identificam essa cor e todos os traços feitos na lousa sairão com a cor desejada. Além dos recursos mencionados, algumas empresas que comercializam a lousa digital oferecem softwares de gerenciamento, que permitem, inserir textos, imagens ou vídeos na lousa digital. Este software disponibiliza, ao professor, uma galeria com imagens, figuras ilustrativas e imagens multimídia em formato Flash, divididas por disciplinas.
Outras ferramentas podem ser utilizadas pelo professor durante as explicações do conteúdo, tais como: lentes de aumento possibilitando ampliar o tamanho do conteúdo ou da imagem selecionada; ponteiro que é ideal para indicar um elemento na lousa digital; holofote que possibilita escurecer a tela mostrando apenas o que se quer deixar em evidência; teclado digital que permite digitar um texto na lousa digital; gravador que registra sons que forem emitidos; leitor de vídeo possibilitando a visualização de filmes; e a utilização dos aplicativos do Windows como o Word, PowerPoint, Excel ou acesso a internet.
Leia a reportagem da Revista Nova Escola
Computação em nuvem
A computação nas nuvens ou cloud computing é um modelo de computação em que dados, ficheiros e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede. Sem a necessidade de instalação de programas, serviços e armazenamento de dados, usa apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor) permitindo assim, o compartilhamento de ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu.
A Google saiu na frente nessa grande tendência tecnológica, lançando softwares de edição de textos, planilhas eletrônicas, correio eletrônico e agendas. Esses programas colocados na nuvem computacional são grátis e capazes de ser acessados de qualquer lugar, possivelmente livre de qualquer direito de propriedade.
09/08/2010
WEB 1.0 E WEB 2.0
Os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0
Assista o video WEB 2.0
05/08/2010
WEB 3.0
Nem bem conhecemos e assimilamos a Web 2.0 e já surge a Web 3.0 .
A pergunta que se tem feito é o que vem a ser a Web 3.0?
O que ela propõe?
O que ela irá trazer de novidade?
Em que ela nos sera util?
Enquanto a Web 2.0 chegou conectando pessoas , a Web 3.0 chega com a proposta de gerenciar e organizar informações, formando significados e trazendo assim resultados mais eficientes.
A "busca inteligente" forma conexões, envolve significados, e surge para colocar em ordem a imensa nuvem que é a Internet.
Uma das suas propostas é melhorar o gerenciamento das informações, criando um banco de dados pessoal que atenda especificamente o usuário. O objetivo é facilitar o acesso as informações utilizando para isso antigos registros de navegação e direcionando a busca de serviços, para melhor atender ao usuário.
A personalização deste serviço e a organização destes resultados de busca, seria seu grande diferencial. Vamos esperar para ver....
Para saber mais leia o que diz a Wikipédia sobre o assunto e também o artigo Como funcionará a Web 3.0
Assista ao Video Web Semântica